Otacílio Costa inicia construção do novo Plano Diretor defasado a mais de 35 anos

Publicado em 23/09/2021 às 15:31 - Atualizado em 23/09/2021 às 15:57

Créditos: João Nilton (Assessoria de Comunicação) Baixar Imagem

Um dia que vai ficar na história do município, na terça-feira 21 de setembro de 2021 início as tratativas para dar um novo rumo no crescimento e progresso de Otacílio Costa.

Foi realizado no plenário da Câmara de vereadores com a participação do Prefeito Fabiano Baldessar de Souza, Vice-prefeito Leonir Ribeiro da Silva, Empresários Locais, Presidentes de Entidades, Vereadores, secretários municipais, imprensa local, e a participação da comunidade a primeira audiência pública e apresentado à equipe técnica que vai coordenar os trabalhos para a construção do novo Plano Diretor.

O Secretário de Administração Luiz Carlos Marchiori mencionou, hoje é um momento histórico, um momento que a gente dá início a modernização do nosso plano diretor.

Nosso plano diretor atual foi instituído pela lei 209 do ano de 1986, e, portanto tem trinta e cinco anos, e está obsoleto e não acompanhando mais o desenvolvimento da nossa cidade.

Por determinação do nosso prefeito municipal, fomos em busca de uma parceria com a AMURES, e através de licitação compartilhada foi contratada a Empresa Lider Engenharia para dar inicio ao tão sonhado novo Plano Diretor que dará novos rumos a nosso querido município.

Nós já iniciamos nossos trabalhos no dia 20 na localidade de Vila Aparecida, e hoje estamos iniciando oficialmente nossos trabalhos e contando com a colaboração de toda a comunidade otacilienses através de ideias e sugestões e assim oportunizar a todos os otacilienses nessa caminhada rumo ao progresso.  Faremos nos moldes do PPA que através do nosso website da prefeitura de Otacílio costa será disponibilizado um link para facilitar a comunidade com as suas opiniões e sugestões,  oportunizando  a participação dos munícipes e tornar transparente todos os trabalhos a serem realizados.

A equipe técnica para revisão do plano diretor de desenvolvimento territorial do município de Otacílio Costa foi composta pelos seguintes membros, Luiz Carlos Marchiori, secretário de administração, Dirlei da Rocha, secretário de habitação e captação de recursos, engenheiro civil Dionei Klug, secretário de planejamento, engenheiro civil, Luiz Fernando Ramos Souza, secretário de meio ambiente, Hernani Luz Junior, procurador jurídico Alair Lourenço Alves agente de execução e fiscal de tributário. Luiz Carlos de Oliveira, secretário de agricultura, abastecimento e aquicultura, Josmar José de Liz secretário de obras e Paulo Gilberto de Jesus responsável pelo departamento de cadastro imobiliário,

Por fim o secretário Luiz Carlos Marchiori agradeceu a todos os presentes na audiência pública do plano diretor que iniciou na data do dia 20 de setembro de 2021, e informou que os trabalhos tem um prazo estipulado de 90 dias para a realização dos diagnósticos e assim preparar para a conclusão do novo Plano Diretor do Município de Otacílio Costa.

O Prefeito Fabiano Baldessar de Souza que fez questão de estar presente na abertura dos trabalhos, falou da decisão tomada, “logo no início da administração nós detectamos vários pedidos de empresários que queriam fazer investimento no município e tinham a limitação do plano diretor”, Começamos os trabalhos no início de janeiro com muita responsabilidade, seriedade para a população de Otacílio Costa, para que tenhamos um crescimento estruturado e estamos trabalhando em vários pontos, A geração de emprego, trazer mais indústrias para o município, e já temos empresas aguardando e prontas para que possam se consolidar e fazer crescer o nosso município, e sabemos que com esse crescimento, com a vinda de novas empresas, com novas aberturas de empregos, aumentos da arrecadação, o município vai precisar estar estruturado, ele vai estar atualizado e o plano diretor entra nessa questão.

Então esse é o trabalho que iniciou no mês de fevereiro e nós tivemos o êxito de finalizar no mês passado e contamos com a participação ativa da comunidade otacilienses para construirmos uma cidade voltada para o progresso e para todos.

O prefeito Fabiano comentou sobre a visita que fez a FEPESE que é ligada a Faculdade Federal de Santa Catarina e a Universidade Federal na busca de estudo de mobilidade urbana, o prefeito se referiu as nossa avenidas e traçados que continuam os mesmos desde quando éramos distrito, e nossa preocupação e dar mais fluidez ao trânsito, a dar mais mobilidade para toda a população, no início nossa população e em torno de 8 mil habitantes, e hoje já estamos acima de 19 mil habitantes. Essa e nossa preocupação, e sabemos que com a colaboração de cada cidadão, de cada cidadã, com certeza nos vamos construir uma cidade desenvolvida e para todos.

O Prefeito Fabiano agradeceu as presenças de empresários, presidentes de entidades e representantes de empresas, bem como as presenças dos vereadores presentes, a Imprensa New Time TV, Jornal Correio Otaciliense, Atualidades e toda a sociedade civil.