Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


HEMOSC e Secretaria Municipal de Saúde realizam campanha de doação de sangue dia 21 de julho

Publicado em 28/06/2021 às 15:21 - Atualizado em 28/06/2021 às 15:21


Créditos: João Nilton (Assessoria de Comunicação) Baixar Imagem

Devido a situação crítica do estoque de sangue no HEMOSC, no dia 21 de Julho de 2021, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Lages realizará, em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Otacílio Costa, uma campanha externa seletiva de doação de sangue. A ação acontecerá na Unidade de Saúde do Igaras das 08h às 11h – 13h às 15:30. Somente com agendamento prévio.
Segundo o Ministério da Saúde, menos de 2% da população é doadora de sangue, enquanto que os bancos, constantemente, estão com os estoques em baixa. As coletas serão seletivas, isto é, são esperados doadores das tipagens que mais estão em falta. Trata-se de uma coleta com tipo sanguíneo especifico, que se faz necessário para suprir a demanda do estoque de sangue na hemorrede de Santa Catarina.
Nessa Coleta Externa Seletiva, devido à necessidade de reposição de estoque serão atendidos os doadores que tenham a Tipagem: A Negativo, O Negativo e O Positivo, todos previamente agendados. Somente o Hemosc/Lages realizará o agendamento, para evitar aglomerações.
O HEMOSC informa que, além dos requisitos necessários para a doação e medidas normais que já são rigorosas atendendo as questões sanitárias, para a doação no dia 21 de Julho, serão seguidos todas as medidas e orientações preventivas do ministério da saúde para evitar acúmulo de pessoas no ambiente da doação, por isso, é obrigatório o agendamento prévio, sem agendamento o doador infelizmente não será atendido.
É importante lembrar a importância da doação e do gesto de compartilhar vida. Cada doação pode contribuir com até quatro pessoas. Doar sangue é um grande ato de generosidade que contribui com a saúde de milhões de pessoas. Cada doação reflete o cuidado com o outro e constrói laços sociais para uma comunidade mais unida.