Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira (12) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Publicado em 13/04/2021 às 16:11 - Atualizado em 13/04/2021 às 16:13


Créditos: Assessoria de Comunicação Baixar Imagem

Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira (12) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.

Devem tomar a vacina crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, população indígena, trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, professores, profissionais das forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

As vacinas contra o vírus da gripe, o Influenza, estão sendo produzidas pelo Instituto Butantan.

O Instituto recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe e que ainda não foram vacinadas contra o coronavírus devem dar prioridade à dose contra a covid-19 e agendar a vacina contra a Influenza.

Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas. Quem tomar primeiro a da Influenza tem que esperar 15 dias para tomar a da covid-19. Se tomou a da covid-19, precisa esperar 15 dias para a da gripe.

Além de prevenir casos graves de gripe, a imunização também ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da covid.

A vacinação contra o vírus Influenza vai até o dia 9 de julho. 

Estou gripado. Posso tomar vacina da gripe?

Em tempos de novo coronavírus, não. "Em situações normais, se o indivíduo não estiver com febre alta, mesmo resfriado ou gripado poderia, sim, tomar a vacina", explica Isabella Ballalai. De acordo com a especialista, no entanto, no contexto da pandemia, é melhor suspender a aplicação visando reduzir as chances de transmitir o novo coronavírus durante a ida até o posto de vacinação, caso você esteja contaminado e não saiba....

Por que é importante tomar a vacina?

Para começar, a vacina da gripe é importante para evitar que você se contamine com outro vírus potencialmente perigoso para a saúde. "Isso vai evitar que duas epidemias aconteçam juntas e ainda facilitar o diagnóstico de quem desenvolver a covid-19, que possui sintomas semelhantes aos da gripe"...