Toque de recolher é adotado, em Otacílio Costa, para conter avanço da Covid-19

Publicado em 07/08/2020 às 15:33 - Atualizado em 07/08/2020 às 15:33

Créditos: Elaine Leal - Jornal Correio Otaciliense Baixar Imagem

Toque de recolher é adotado, em Otacílio Costa, para conter avanço da Covid-19

O município ultrapassou 100 casos da doença; Se não houver mudanças o lockdown será a próxima medida

Otacílio Costa passou da marca de 100 casos da Covid-19 confirmados no município um dia após a prefeitura anunciar medidas mais duras de combate ao coronavírus. Na manhã de segunda-feira, 27, o prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier, o Tio Ligas, decretou novas medidas para conter o avanço da Covid-19 no município. A proibição de circulação de pessoas nas ruas após as 20 horas é uma delas.

Em coletiva de imprensa, Tio Ligas anunciou as novas restrições. Conforme ele, se não houver uma mudança na atitude dos otacilienses os próximos dias serão difíceis. “A nossa Região está com um grau muito alto de contaminação pelo coronavírus. Teremos dias difíceis e complicados pela frente”, comentou o prefeito.

Questionados sobre como ficaria o funcionamento das agências bancárias, o Vice-prefeito Reginaldo Gomes falou que a prefeitura estuda uma medida para ser aplicada junto aos estabelecimentos bancários. Ele mesmo presenciou aglomeração em algumas agências. “Eu vi na sexta-feira que algumas agências têm o cuidado e outras não. Solicitei ao prefeito para que fosse feito um decreto para incluir os bancos. Precisamos que as pessoas fiquem o menor tempo possível no banco. Não dá para ter aglomeração no espaço”, comentou Pindaco.

Dados atualizados

Na tarde de terça-feira, 27 de julho, confirmou-se um recorde de casos na cidade: 13 pessoas testaram positivo para a Covid-19 em 24 horas. Até a noite de quarta-feira, 28,, eram 107 pacientes que positivaram para a doença. Destes, 57 estão recuperados.

Três pessoas seguem hospitalizadas em Lages, uma delas na UTI. O número de pessoas sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica é de 170 e cinco estão aguardando o resultado do exame. Uma pessoa já veio a óbito no município, vítima da doença.

Novas medidas

Fica vedada a circulação de pessoas após às 20h.

Todos os estabelecimentos devem funcionar com 50% de sua capacidade.

Comércio não pode funcionar depois das 20h, de segunda a sábado, incluindo academias de ginástica.

Missas e cultos religiosos não podem acontecer após às 20h.

Permitido após às 20h o funcionamento parcial de postos de gasolina 24 horas, Delivery (somente para entrega nada mudou), Farmácias e meios de comunicação (em caráter de informação).

Domingos

Os serviços essenciais podem funcionar das 09h às 13h.

Exceções aos domingos

Restaurantes e congêneres às margens da SC-114.

Missas e cultos religiosos

Farmácia conforme horário de Alvará