22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e atualização da terceira fase

Publicado em 07/05/2020 às 13:02 - Atualizado em 07/05/2020 às 13:02

Créditos: Silvana Barbosa de Souza Baixar Imagem

A Prefeitura de Otacílio Costa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início à terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

O Ministério da Saúde tomou a decisão  de  realizar   a  22ª  Campanha Nacional   de  Vacinação  contra  a  Influenza com  três   semanas   de  antecedência pelo  momento  em  que  o  mundo  enfrenta  no  combate  à  COVID-19,  embora esta vacina  não  proteja  contra  o  novo  coronavírus .  Com isso, pretende-se  proteger de  forma  antecipada  a  população  contra  a  influenza,  além  de  minimizar   o impacto  sobre  os   serviços   de  saúde,  auxiliando  na  exclusão  de  diagnósticos  em virtude  da  nova  doença.  Destaca-se que os   sintomas   da  influenza  são semelhantes   aos   da  COVID-19  e  essa  antecipação  visa  reduzir  a  carga  de circulação  da  influenza  na  população,  bem  como  suas   complicações   e  óbitos, especialmente  nos   indivíduos   que  apresentam  fator es   ou  condições   de  risco.    A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1)pdm09, A(H3N2) e Influenza B.

Em função  de  fatores   técnicos ,  científicos ,  logísticos ,  entregas   do laboratório  produtor   da  vacina,  evidência  epidemiológica,  eficácia  e  segurança do  produto,  somados   a  sustentabilidade  da  estratégia,  foram  estabelecidas e atualizadas  as   prioridades   e  as  datas  para  vacinação.  A  meta  é  vacinar pelo  menos   90%  de  cada  grupo  prioritário.  As  alterações  se  referem  a  terceira fase, que ocorreria inicialmente entre os  dias  09 a 22 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional, em 9 de maio,  com alteração para o período entre 11 de maio  a  05  de  junho, havendo  divisão  desta  terceira  fase  em  duas   etapas   e cancelamento  do  dia  D.

Recomenda-se  que  as   ações   de  vacinação sejam  organizadas ,  conforme  a  realidade  local ,  levando em  conta  o  alcance  da cobertura  vacinal   para  cada  grupo  prioritário,  a  sustentabilidade  dos   serviços   de saúde  para  planejar   e operacionalizar   a  estratégia,  o  esgotamento  na capacidade  de  atendimento  oportuno  à  população,  bem  como  a  aval i ação  do cenário epidemiológico para a COVID-19.

1ª fase

Idosos (60 anos e mais de  idade) e  trabalhadores da saúde, dia 23/03. Profissionais das  forças de  segurança e  salvamento.

2ª fase

Pessoas  com doenças  crônicas não  transmissíveis e outras  condições  clínicas especiais. Adolescentes e  jovens de 12 a 21 anos  sob medidas sócio educativas. População privada de  liberdade. Funcionários do  sistema prisional. Caminhoneiros, profissionais de transporte  coletivo, (motorista e  cobrador) e portuários. Povos  indígenas.

16/04 - 3ª fase

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de  idade. Pessoas com deficiência, Gestantes e Puérperas até 45 dias.

11/05 a 17/05 (1ªEtapa)

Adultos de 55 a 59 anos de  idade. Professores das escolas públicas e privadas.

18/05 a 05/06 (2ª Etapa).

“Na medida em que vamos recebendo as doses do Ministério da Saúde, estamos escalonando e organizando a vacinação contra gripe para evitar aglomerações e para que possamos imunizar todos que fazem parte dos grupos vulneráveis”, afirma o Secretária de Saúde, Terezinha Henkemaier de Liz.