Histórico de Otacílio Costa - SC

Publicado em 06/05/2020 às 14:59 - Atualizado em 06/05/2020 às 16:02

HISTÓRICO DE OTACÍLIO COSTA – SC.

Otacílio Costa é um município brasileiro no estado de Santa Catarina, que tem na indústria madeireira e de celulose a sua principal atividade econômica.

Principais atividades econômicas: Extração de madeira e indústria de papel e celulose.

Localização: Planalto Serrano, na microrregião dos Campos de Lages, a 223 km de Florianópolis.

História

Otacílio Costa originou-se do município de Lages. Sua história começa com o nome Casa Branca, motivado pela existência de um botequim de madeira, pintado de branco, de propriedade de Lauro Araújo e localizado nas terras de Luiz Daboite.

Mais tarde, passou a ser conhecido por Encruzilhada em razão da estrada que ligava Otacílio Costa a Curitibanos, onde foi erguido um galpão para o pernoite e descanso dos tropeiros que prosseguiam viagem no dia seguinte.

Com a vinda de fazendeiros e a aquisição de grandes áreas de terras, a região evoluiu rapidamente. No entanto, a maioria das terras ainda pertencia a Otacílio Vieira da Costa, político que atuou na vida pública lageana desde os 16 anos, quando se revelou uma promessa de grande jornalista e escritor, o que veio a confirmar-se ao longo do meio século em que colaborou com os jornais de sua terra. Entrou para a política catarinense aos 26 anos de idade, quando foi eleito deputado à Constituinte Estadual.

Após receber as denominações de Casa Branca e Encruzilhada, a vila passou a sediar o então distrito de Otacílio Costa, criado por iniciativa do vereador Dorvalino Furtado, da Câmara de Vereadores de Lages, através das leis municipais 180 e 186, respectivamente de 13 de agosto e 27 de setembro de 1958. A criação do distrito foi posteriormente aprovada e promulgada pelo então presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Brás Alves, na Lei 419, de 28 de julho de 1959. Em 10 de maio de 1982, a Lei Estadual 6.059 criou o município de Otacílio Costa com terras desmembradas do município de Lages.

·         Relevo

É constituído por um planalto de superfícies planas e onduladas. O solo possui baixa fertilidade devido à pedregosidade e rochosidade e, em alguns casos, o relevo e as condições climáticas adversas são fatores que limitam o uso da terra.

·         Clima

Segundo Koppen, classifica-se como mesotérmico úmido, com verões frescos, apresentando temperatura média anual de 15,9 °C e uma precipitação total anual entre 1.300 a 1.400 milímetros.

·         Hidrografia

O município é banhado pela bacia do rio Canoas e apresenta, como seus afluentes os rios dos Índios, Invernadinha, Palheiro, da Areia e Desquite.

Aspectos Econômicos

Em seu aspecto econômico destacam-se os setores de indústria e comércio. Os principais são:

·         Indústria de Papel e Celulose;

·         Indústria Madereira;

·         Pecuária.

·         Festa da Madeira

·         Otacílio Rock Festival - Festival de música com bandas dos gêneros rock e metal tanto nacionais quanto internacionais.

·         Festa Comemorativa ao Aniversário do Município, realizada no dia 10 de maio.

·         Baile da Bruxa - Outubro

·         Festa da Padroeira, realizada em novembro.

·         Festa de São Cristóvão.

·         Rodeio Crioulo.

·         Feira do Gado.

·         Jeep Serra Fest - realizado anualmente no mês de Novembro- Uma festa que reúne Jipeiros e simpatizantes de várias regiões do Estado e de Estados vizinhos.

Futebol

No futebol, o município é representado pelo Esporte Clube Poço Rico, e a Ponte Preta que é filiado à F.C.F., além do Pinheiros Esporte Clube e dos Conders que representa a cidade em competições regionais.

Referências

1.   ↑ Ir para:a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008

2.    IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010

3.    «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010