A partir das 20h até às 06h os otacilienses deverão permanecer em suas casas

Publicado em 22/03/2020 às 17:41 - Atualizado em 22/03/2020 às 17:41

Créditos: Silvana Barbosa de Souza Baixar Imagem

OTACÍLIO  RESTRINGE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS EM VIAS PUBLICAS, HORÁRIO DO COMÉRCIO ESSENCIAL, CRIA BARREIRAS SANITÁRIAS QUE RESTRINGEM, MAS NÃO PROIBEM O TRÁFEGO JUSTIFICÁVEL.

A partir das 20h até às 06h os otacilienses deverão permanecer em suas casas

Após a Prefeitura de Lages divulgar o primeiro caso do novo coronavírus na cidade, o Comitê de Gerenciamento de Crise de Otacílio Costa, na manhã de hoje (22), divulgou um novo decreto para evitar a propagação do covid-19.

O decreto, assinado pelo prefeito em exercício Reginaldo Gomes do Nascimento, o Pindaco, começa a valer a partir do dia 22 de março até 05 de abril, contabilizando quinze dias.

A partir das 20h até às 06h, está proibida a circulação em vias e locais públicos sem justificação, como por exemplo pessoas indo, retornando ou em função do trabalho, entregas (delivery), necessidades de atendimento médico e outros. Já o trânsito de pessoas em passeios, praças e ruas não justificável, será solicitado o retorno imediato para casa, ficando em distanciamento social e o descumprimento do horário irá acarretar em Crime Contra a Saúde Pública

As vias de acesso ao município contarão com barreiras sanitárias monitoradas pela Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Vigilância Sanitária e Epidemiológica; que irão instruir caminhões de entrega e transporte, carros de empresas e particulares a utilizarem uma rota direta ao seu objetivo. Também protocolos de segurança para entregas minimizarem o risco de propagar o coronavírus. Então não é uma proibição, mas sim uma restrição para que somente casos necessários trafeguem.

Comércio

O comércio essencial: supermercados, farmácias, postos de combustível deverão operar no horário estabelecido e com 50% de sua capacidade total. Supermercados e farmácias terão de fiscalizar e limitar as compras de insumos básicos, exemplo do álcool em gel. Os serviços de entrega a domicílio de alimentos, produtos farmacêuticos, água e gás funcionarão no horário estabelecido e com acompanhamento dos órgãos que estarão nas barreiras sanitárias. Está proibido o delivery de bebidas alcoólicas ou produtos não essenciais.

Os servidores públicos, independente do vínculo e forma de contratação, inclusive terceiros, ficarão sobreaviso para eventual convocação a fim de contribuir voluntariamente para a fiscalização da expansão do novo coronavírus.

Os números para reportar sintomas durante a semana das 08h às 12h e das 13h às 17h são : 3275-0244 ou 3275-0004. Nos finais de semana, em parceria com o Hospital Santa Clara, os profissionais da saúde estarão em plantão 24h nesses números: 3275 2111 e 3275 2028.

“A Prefeitura de Otacílio Costa preza pela vida dos seus cidadãos e toma tais medidas para protegê-los, não nos sentiremos incompetentes por excessos de cuidados, mas nos sentiremos se não fizermos nada para salvar nosso povo”