Boletim oficial Prefeitura de Otacílio Costa (20.03.2020)

Publicado em 20/03/2020 às 19:14 - Atualizado em 20/03/2020 às 19:14

BOLETIM OFICIAL PREFEITURA DE OTACÍLIO COSTA  (20.03.2020)

Otacílio Costa segue sem nenhum caso comprovado de coronavírus e um apenas suspeito que ainda aguarda resultado dos exames, porém a paciente encontra-se melhor dos sintomas e com quadro bem melhor.

Seguindo a nova normativa do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Otacílio Costa muda sua estratégia, onde todos os pacientes com infecção pulmonar de qualquer tipo, serão considerados suspeitos de coronavírus, onde os mesmos serão atendidos nas UBS's, recebendo atestado de 14 dias para todos e estes ficarão em quarentena em casa.

Em relação às pessoas que estão chegando de viagem em Otacílio Costa, passou de 32 para 38 os munícipes que foram encaminhados para quarentena. Todas sendo monitoradas e com quadros de saúde bons, sem apresentar sintomas do vírus.

A Secretaria fez 47 atendimentos de instrução pelos telefones da Secretaria destinados a informação do COVID-19. Destes, apenas um precisou ser checado via atendimento domiciliar, mas os sintomas não correspondiam do coronavírus.

A partir de hoje dia 20/03/2020 A UBS  Santa Catarina estará atendendo até as 22hs. Obs: após às 17hs somente atendimento com diagnóstico de infecção respiratória. Amanhã (21) a UBS Santa Catarina estará atendendo da a 8:00 as 16:00 somente casos de infecção respiratória. Já no sábado e domingo, a central de atendimento telefônico da saúde não estará atendendo, mas em parceria o Hospital Santa Clara, a Secretaria contará com um plantão esclarendo as dúvidas das pessoas que ligarem no (49) 3275.2111.

No Hospital Santa Clara hoje foram orientadas 4 pessoas a ir para casa devido ao quadro simples, realizado 6 atendimentos, 1 transferência de gestante e 1 desses casos atendidos era infecção respiratória, porém sem as outras características do coronavírus, não se fez necessário coleta de material. O Hospital Santa Clara também fez 29 orientações por telefone, mas sem nenhum caso que aspirasse maiores preocupações.

A Prefeitura informa, que o Prefeito em exercício, Reginaldo Gomes do Nascimento, juntamente com o Secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Sr Anderson de Liz e o Secretário de Saúde, Sr Fernando de Souza fizeram a entrega na tarde de hoje para o Hospital Santa Clara, de dois ventiladores mecânicos, aparelhos imprescindíveis para tratar casos graves de coronavírus, caso ocorram. Estes equipamentos foram adquiridos com a suspensão definitiva das festividades de aniversário do Município, sendo o valor que seria gasto no evento, transferido para esta compra que contou com a participação do Poder Legislativo, representado na pessoa do seu Presidente, Sr Renildo de Souza.

Em Otacílio hoje não houve mais nenhuma denúncia de estabelecimentos fora das normas do Decreto 515/2020 e nem casos de abuso de preços. Mas tanto PROCON, quanto Vigilância Sanitária e Defesa Civil continuam juntamente com a Polícia Militar, fiscalizando o comércio local.

A Defesa Civil reforça o pedido de que as pessoas economizem água devido ao baixo nível nos reservatórios por conta da grande estiagem.