Otacílio Costa é Contemplada Com Estudos Hidrológicos de Prevenção à Inundações e Estiagem

Publicado em 07/11/2019 às 13:09 - Atualizado em 07/11/2019 às 13:13

30 municípios de Santa Catarina receberam as cartas de Inundação, na sexta-feira, dia 1º em Joaçaba
Créditos: Silvana Barbosa de Souza Baixar Imagem

O coordenador da Defesa Civil de Otacílio Costa, Julio César Dias, juntamente com o Prefeito Luiz Carlos Xavier – Tio Ligas, participou de solenidade oficial do Governo do Estado, na manhã desta sexta-feira (1º de novembro), em Joaçaba, quando foram entregues para 30 municípios de Santa Catarina as Cartas de Inundação, resultado final de estudos hidráulicos para propagar cheias naturais com diferentes tempos de recorrência.

Foram elaborados relatórios de simulação das manchas de inundação em 30 diferentes pontos do Estado de Santa Catarina e o conjunto de Cartas de Inundação para cada um dos 30 municípios que fizeram parte dos estudos.

Estas Cartas de Inundação são resultados de estudos e serviços de previsão de eventos hidrológicos críticos de inundações graduais e estiagem, tendo sido realizados em 2018 pela empresa Fractal Engenharia e Sistemas LTDA, contratada pelo Governo do Estado.

O governador Carlos Moisés, e o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, o coordenador Regional da Defesa Civil, Marcelo da Rocha Minussi, estavam presentes no evento. “Os estudos são de grande valia para a prevenção e mitigação, pois auxiliam na tomada de decisão, planejamento urbano, emissão de alertas e monitoramento de áreas sensíveis aos referidos desastres naturais”, destacou Minussi.

O Prefeito Tio Ligas disse que em Otacílio Costa está sendo sendo realizado um trabalho técnico de pesquisas e estudos. Outro exemplo é a devolutiva dos dados de contenção das cheias. Um projeto elaborado pela Defesa Civil Municipal em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

“Com isso, teremos fundamentação técnica sobre contenção de enchentes, inundações, alagamentos, cheias e enxurradas em áreas classificadas como de alto risco no município, com o intuito de prevenção nos trechos hídricos nos rios Canoas e Desquite”, comentou o prefeito.