---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


“Dia D” de Prevenção Contra o Câncer de Mama levou Centenas de Otacilienses às UBS’s

Publicado em 06/11/2019 às 13:04 - Atualizado em 06/11/2019 às 13:18

Durante todo o dia "D" foi proporcionado às mulheres diversos procedimentos de beleza.
Créditos: Elaine Leal - Jornal Correio Otaciliense Baixar Imagem

“Dia D” de Prevenção Contra o Câncer de Mama levou Centenas de Otacilienses às UBS’s

Um dia para cuidar da saúde e da estética. Assim foram os atendimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Otacílio Costa, no sábado, 26, o “Dia D” de prevenção contra o câncer de mama. Neste dia, 150 mulheres participaram da ação.

Segundo Fernando de Souza, secretário de saúde, as mulheres corresponderam positivamente à proposta do mês ‘Outubro Rosa’ e também compareceram às unidades no sábado para fazerem o preventivo. Os responsáveis pela Secretaria de Saúde, funcionários e voluntários profissionais da comunidade prepararam uma surpresa para quem compareceu no dia: além dos exames, elas puderam fazer as unhas, cabelo, sobrancelha, maquiagem e receberam outros cuidados médicos. “Queremos cuidar delas de forma integral. Hoje, além dos exames preventivos, estão cuidando da beleza. Que elas façam os exames por elas e pela família, para que vivam mais e cada vez melhor”, declarou.

Para a voluntária e esteticista Marilene Borges, poder doar um pouco do seu tempo e habilidade para cuidar de outra pessoa é algo que todos deveriam fazer. Ela ressaltou que ama o que faz e poder contribuir para o bem-estar das otacilienses foi um privilégio. “Penso que se cada pessoa fizesse um pouco pelo outro teríamos um mundo melhor. Vim e ainda trouxe duas profissionais comigo”, comentou. 

Marcela Antunes foi à UBS Novo Mundo para fazer o preventivo e também cuidou da beleza. Ela confirmou que a ação foi muito positiva, porque ajuda na autoestima da mulher, cuidando de várias áreas que são importantes para elas. “Estou achando excelente o tratamento aqui no posto. Fiz sem muita espera meus exames, pintei minha unha e fiz a sobrancelha”, comentou, satisfeita e feliz.

 

Conheça a última história do ‘Outubro Rosa’

Confira a última história da Campanha: Keandra teve câncer de colo de útero.

Keandra Stradioto fez o preventivo no último dia da Campanha ‘Outubro Rosa’, em 2013. Ela contou que estava em horário de serviço, quando uma agente de saúde passou na loja e insistiu para que fizesse o preventivo.

Ela fez o exame, que detectou uma alteração no colo do útero. Rapidamente foi encaminhada para realizar a biópsia: era câncer.  Ainda conforme Keandra, a cirurgia foi marcada logo em seguida e a recuperação foi rápida. “A prevenção é a melhor arma da mulher. Eu estava trabalhando quando a profissional da saúde passou e perguntou se eu tinha feito exame, falei que não. A agente insistiu para eu ir, fui. Agradeço a Deus pela vida dela, pois ela me salvou naquele dia”, afirmou.  

Keandra ressaltou que a recuperação foi rápida. Em 45 dias, já tinha voltado a trabalhar. “Estou muito bem. Se cuidem e façam o preventivo o quanto antes. Não deixem passar de um ano para o outro”, recomendou.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar