Marinha do Brasil forma 27 profissionais aquaviários em Otacílio Costa

Publicado em 10/12/2018 às 18:26 - Atualizado em 10/12/2018 às 18:26

Créditos: João Nilton (Assessoria de Comunicação) Baixar Imagem

Os alunos do curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas receberam o certificado de conclusão de curso da Marinha do Brasil. Conforme a Primeiro-Tenente da Marinha do Brasil, Kamila Pantel, se inscreveram para as aulas 34 pessoas, porém passaram em todas as fases e provas do curso 27 alunos. Os formandos eram das cidades de Otacílio Costa, Palmeira, Bocaina do Sul, Anita Garibaldi, Concordia, Triunfo (RS).

A tenente ressaltou que, que em 2017, em uma das atividades de fiscalização foi detectada necessidade de os baleiros, que atendem os municípios de Otacílio Costa, Palmeira, Bocaina do Sul dentre os outros municípios receberam habilitação para o serviço. Assim, em parceria com as prefeituras, que forneceram a hospedagem e alimentação, ocurso foi realizado em Otacílio Costa. Havia chegado um recurso financeiro para a realização de mais um curso de habilitação, porém teríamos que fazer em Florianópolis, por uma questão logística, mas com o apoio das prefeituras, conseguimos realizar aqui no município. Assim os alunos não precisam se deslocar para longe de suas residências, explicou. Conforme os representantes da Marinha, a realização do curso foi obrigatória e fundamental para garantir a legalidade na operação das embarcações e asseverar a segurança dos usuários das balsas. O Otaciliense José Valdecir 44 anos, morador do bairro Fátima, participou e concluiu o curso com êxito. Ele, que é profissional área de construção civil, esta com a expectativa de poder trabalhar em uma das balsas da região. O tempo de aprendizado foi ótimo. Todas as aulas me marcaram e instrumentalizaram para operar uma balsa com segurança e certeza do que fazer, afirmou.

Dentre os alunos, duas mulheres foram aprovadas no curso, Elma Spengler, de Concórdia e Joilda Timóteo de Anita. Ambas são donas de embarcação e se habilitaram para , segundo elas , prestarem um serviço mais seguro aos usuários. Estiveram na formatura que aconteceu no Centro Ambiental Anilto Xavier, autoridades e representantes dos municípios citados.